sábado, 3 de setembro de 2011

O que você vai ser quando você crescer?

Digamos que eu não estou mais com idade, nem com altura, para ouvir a pergunta que dá titulo à postagem. Mesmo assim, isso não impede que ela martele em minha mente e impeça que eu coloque a minha cabeça no travesseiro e tenha um sono tranquilo.

Quando penso nesta frase lembro de algumas coisas, como a música Pais e Filhos [Legião Urbana], uma citação na voz de Pedro Bial [Filtro Solar] e o fato de não lembrar de já ter, algum dia em minha vida, respondido esta pergunta com algo que fosse diferente de "grande".

(Imagem:Google)

Acredite se quiser, mas eu não lembro de ter feito planos para um futuro ao longo prazo. Talvez porque a filosofia quando era eu criança era mais voltada para o Carpe Diem, ou algo assim. Ou talvez eu seja a única anormal que não tinha planos e que, por isso, ainda hoje não seja nada da vida e continue sem perspectivas.

Bailaria, professora, jogador de futebol, advogado, bombeiro, astronauta, power-ranger... Queria muito conhecer um adulto que tenha dito que queria ser astronauta, que continuou com este mesmo pensamento ao longo da vida e que atualmente é absurdamente feliz sendo astronauta. Não que eu não acredite que uma pessoa possa ser o que pensou em ser durante a infância. Afinal, se a pessoa tem um objetivo e luta por ele, pode alcançá-lo. Mas, o tempo vai passando e alguns dos nossos pensamentos podem ser alterados, seja por conta própria ou por imposição do meio em que vivemos, que insiste em querer nos convencer que a melhor profissão não é a que nos faz feliz, mas a que nos dá mais dinheiro.

(Talvez, ao deitar, Amilton imagine como seria sua vida de Tartaruga Ninja)

Hoje penso, durante 24 horas por dia, se fiz a escolha certa ao escolher meu curso superior, se fiz mal em levá-lo até o final ou se devo aproveitar que ainda há tempo e fazer outra escolha, mesmo que completamente diferente. Penso no presente que estou vivendo, mas não consigo estabelecer, nem mentalmente, o futuro que eu gostaria de viver. Sei que ainda quero crescer, mas não sei bem em que direção, em que sentido, em que área. A única certeza que tenho é que, seja lá o que eu seja quando finalmente crescer, quero ser o melhor que puder nisso.

Para as crianças, jovens, adultos e todos os outros que, assim como eu, em algum momento do dia, se questionam quanto o que serão quando crescer, leiam o trecho abaixo:

Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos 22, o que queriam fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço
ainda não sabem.
[Filtro Solar]

E você? O que você vai ser quando crescer?
Seja qual for a sua escolha, seja o maior que puder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe seus pensamentos...