quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Feriado da Independência

Obs.: Se você não entende nada de História do Brasil, abra uma aba do Google no seu navegador antes de começar a ler esse post!

Vamos aos fatos históricos: Em 7 de setembro de 1922, após comemorar o Dia do Sexo (você não sabia? 6/9?), Dom Pedro I resolveu que já era homem o suficiente para tornar-se imperador do Brasil. Tenho minhas suspeitas de que ele estava apaixonado. Para começar, após receber uma carta exigindo seu retorno para Portugal, ele bateu o pé e disse que ia ficar definitivamente no Brasil (pesquise sobre o Dia do Fico). Após receber outra carta, ele resolveu gritar "Independência ou Morte!"

Dizem que foi assim que aconteceu...


Não sei bem se a independência em questão era a dele ou a do Brasil, mas acredito que o plano não foi 100% perfeito. Para reconhecer a independência, até onde eu sei, Portugal exigiu uma certa quantia em dinheiro - se o país já tinha se declarado independente, pq pagaria? Nosso querido imperador não tinha o dinheiro e encarou o pai de frente, dizendo que não ia pagar... foi pedir emprestado a Inglaterra. Bem, parece que nem o Brasil, nem Dom Pedro deixaram de depender, direta ou indiretamente, de alguém.

Olha aí o cara: Dá-lhe Pedrão!

Dando um salto no tempo, 189 anos depois, o Brasil ainda não anda lá essas coisas todas, mas como brasileiro não desiste nunca, insiste em acreditar que tudo vai melhorar um dia. O feriado é comemorado com pompas e circunstâncias (já ouvi essa expressão em algum lugar) - gosto de ver os desfiles - além de protestos de pessoas que ainda sonham em ver o país completamente independente, ou, no minimo, decente e têm coragem de mostrar a cara na rua e pedir providências.

Da minha parte, eu não comemorei a data. Passar o dia ouvindo a palavra independência me fez pensar: Quando eu vou dar o grito da MINHA INDEPENDÊNCIA? E quando um tema polêmico fica em minha mente, a insônia aparece para pensar comigo!

Imagem: Google

Sou maior de idade, responsável, esforçada e moro na casa dos meus pais, na verdade, sou absolutamente dependente deles - apesar de odiar essa situação. Mas não quero fazer como Dom Pedro, que se disse independente de Portugal e teve que ir pedir ajuda a outros países. Quero minha independência plena! Ler livre para tomar minhas próprias decisões e cometer meus próprios erros, poder me manter sem precisar de grandes ajudas. Ao contrário do que minha mãe vive dizendo, não quero ser auto-suficiente. O ser humano é, por si só, carente, seja de atenção, de carinho, de respeito, de amor, de dinheiro... sempre vou precisar  de algo. Quero apenas saber que se eu quiser determinada coisa, não vou precisar pedir permissão para ninguém, vou ter condições de ir atras do que eu quero sem o aval de terceiros.

Bem, vou correr atrás da minha independência pq ela um dia há de chegar. Dom Pedro proclamou a independência dele do Brasil aos 23/24, então ainda tenho algum tempo. Quem sabe daqui a 189 anos as pessoas lembrem de mim e dos meus feitos, como lembramos hoje dos dele! Só espero não ter apenas 12 anos de vida para comemorar (ele morreu aos 35). Dom Pedro, obrigada pelo feriado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe seus pensamentos...